domingo, 15 de abril de 2018

O cigarro electrónico é saudável?


O ‘vaping’ está na moda e até os fãs de um estilo de vida saudável, que fazem uma alimentação equilibrada e treinam com personal trainers, parecem encantados com os cigarros electrónicos. Mas será este avanço da tecnologia realmente tudo o que promete? Serão os cigarros electrónicos livres de efeitos secundários?


Infelizmente, talvez não. Embora os efeitos a longo prazo dos cigarros electrónicos ainda não sejam totalmente conhecidos, muitos estudos indicam que têm malefícios comparáveis aos do tabaco tradicional. Isto porque os líquidos utilizados nos cigarros electrónicos têm substâncias altamente tóxicas com o formaldeído e o acetaldeído.


Um estudo de uma universidade japonesa sugere que ambas as substâncias podem contribuir para o aparecimento de cancro no pulmão, um dos principais problemas de saúde que afecta os consumidores de tabaco. Por outro lado, o cigarro electrónico não tem alcatrão nem monóxido de carbono, duas substâncias nocivas que encontramos em todos os cigarros convencionais.


Para os fumadores passivos, os malefícios dos cigarros electrónicos são um pouco mais dúbios. Os comerciantes de cigarros electrónicos garantem que tem apenas uma vida útil de 11 segundos, mas os especialistas advertem que a toxidade de um aerossol depende dos seus componentes. E os cigarros electrónicos, como já dissemos, podem ter diferentes substâncias nocivas. Por isso, o consumo de cigarros electrónicos e o vaping começam a ser proibidos em espaços fechados, incluindo em aviões.


Já os aromas que caracterizam este tipo de cigarros, esses são regulados pelas normas da União Europeia. Isso significa que não podem ser usados em quantidades cancerígenas, mas os médios advertem que podem causar efeitos secundários como a irritação ocular ou respiratório. Em grávidas, é altamente desaconselhado. Portanto, apesar de serem seguros, é bom ter cautela.


Finalmente, resta explicar que os cigarros electrónicos têm nicotina e, portanto, causam habituação. Os adolescentes que experimentarem podem ficar viciados e, pior, ter mais curiosidade para experimentar os cigarros de tabaco. Pelo sim e pelo não, tente não fumar nenhum e tenha uma vida saudável pautada pelo exercício físico!

Sem comentários:

Enviar um comentário